top of page
  • Kah

The Killer's Shopping List: A Curiosidade Matou o Gato?



The Killer's Shopping List (A Lista de Compras do Assassino, disponível no VIKI) é um drama lançado entre Abril e Maio de 2022 e que tem como história, resumidamente, a busca por um serial killer numa vizinhança tranquila através dos objetos encontrados nos locais dos crimes.


Através da comédia muito bem-feita, esse drama traz consigo assuntos sérios para reflexão, principalmente em uma sociedade tão conservadora como a coreana. Assuntos como trauma de infância influenciando a vida adulta, homofobia, divórcio e violência doméstica são retratados profundamente mesmo com apenas 8 episódios, coisa que dramas com 16 ou mais não conseguem por darem pouco espaço para essas temáticas.

 

Ahn Dae Sung e suas reprovações


Nosso protagonista começa a história sendo uma criança genial que é reconhecida e "mimada" por ser quem é. Com a passagem de tempo, essa criança confiante dá espaço para um adulto inseguro e sem perspectivas após reprovar mais uma vez no concurso para servidor público. Apesar do apoio da namorada e dos pais, ele se vê cada vez mais cobrado e humilhado por essas reprovações, além do questionamento acerca da sua inteligência que está ali presente em todos os seus cálculos instantâneos e memória fotográfica.

Em certo momento do drama, temos a grande resposta do porquê ele falha tanto na hora de fazer provas importantes: o medo causado pelos eventos que ocorreram com sua família quando era criança e adolescente, e que não foi tratado como deveria ter sido.


Peixe e a delicadeza de ser quem é


Quando conhecemos Peixe, ficamos sabendo que há em sua ficha criminal 3 pequenos roubos, mas por ser indicação do policial do bairro, a contratação probatória acontece. O mistério em volta de Peixe continua por mais episódios e vão desde coisas compradas semelhantes a suposta compra feita pelo serial killer, até roupas encontradas em seu guarda-roupa.

Qualquer jovem ou pessoa informada acerca da comunidade LGBTQIA+ já teria solucionado o "mistério" no primeiro frame da cena em que Dae Sung invade o quarto de Peixe e vê a enorme bandeira do orgulho transgênero exposta em uma das paredes. Mas esse não era o caso do nosso protagonista e provavelmente da maior parte dos telespectadores do drama.

Acredito que esse pequeno detalhe está ali justamente para isso, para nos mostrar que vivemos em bolhas de informação e que o conhecimento não é universal, cada um sabe o que sabe e o além precisa ser descoberto ou ensinado.

Com Peixe, vemos que nem tudo o que vemos ou sabemos é exatamente o real.


Mulheres e a violência doméstica silenciosa


O ponto principal de The Killer's Shopping List é a violência doméstica que atinge inúmeros lares ao redor do mundo sem que "ninguém" perceba, até que seja revelado, e aí, misteriosamente, todo mundo sabia desde o princípio. São histórias diferentes e sem ligação, mas com o mesmo ponto em comum: o sofrimento em silêncio. Todas as mulheres da história sofrem caladas por medo dos seus abusadores e do julgamento da sociedade, que na maioria das vezes as colocam como culpadas pela situação.

Em certo momento do drama, temos uma conversa entre os funcionários do mercado que, para mim, deixa claro a crítica aberta à sociedade coreana. Gong San, a funcionária que vende cosméticos pelo bairro, diz algo sobre como os casamentos com estrangeiras são, em sua maioria, cheios de casos de violência doméstica. Ou seja, a violência doméstica é algo normalizado e que mesmo sabendo sobre, ninguém dá auxílio para a mulher enfrentar e sair da situação. Em outro momento, essa mesma personagem também fala sobre o senso de proteger as mulheres que moram sozinhas no bairro, dando abertura para que entendamos que, ao serem casadas, as outras mulheres perdem essa proteção.


Yool e a infância despercebida


A única personagem realmente inteligente do drama, nossa pequena Yool. Uma criança que apesar de ser querida por todos, tem o seu sofrimento despercebido. Quem assiste ao drama, consegue perceber através do desenrolar da história e dos flashbacks, a mudança no seu comportamento e fisionomia. Yool nas cenas com sua mãe no passado, era sorridente e bem arrumada, completamente diferente da criança séria e suja que vemos surgir aos poucos.

Mas não é somente sua aparência que passa despercebida pelos adultos do bairro, seus comentários, compras e movimentos também são ignorados, o que, analisando, causa mais mortes do que teria acontecido se existisse uma única pessoa a observar as milhares de dicas que a menina deixava por onde passava, como num pedido de socorro desesperado sem poder falar para não ser mais uma vítima.


Sociedade versus Comunidade


Para a sociologia, sociedade e comunidade são palavras usadas para designar agrupamentos de pessoas, sendo o primeiro mais amplo e o segundo para grupos com uma conexão maior entre os seus interesses. Nesse drama conseguimos ver claramente que o pessoal do bairro do mercado, e possivelmente a maior parte da população coreana, vive em uma relação de sociedade entre si, sem conexões firmadas além do necessário para a resolução de situações triviais. Também é deixado claro que, a partir do momento em que criamos laços com aqueles próximos de nós e firmamos uma comunidade, os pesos são divididos e os problemas resolvidos com mais facilidade.

Em anos assistindo dramas coreanos, tenho percebido cada vez mais o uso da comunidade como forma de abordar assuntos tabus, mostrando para a sociedade a importância da união para o nosso desenvolvimento como seres humanos.

 

Em The Killer's Shopping List conseguimos observar como a ajuda externa é fundamental para que pessoas que passam por essas situações consigam se sentir acolhidas e ouvidas, mas principalmente, terem a coragem para enfrentar situações difíceis. É possível ver no decorrer da história a consequência de quando há o apoio e de quando não há, que no caso da trama foi o limite final: a morte.


As mortes de mulheres que vivem sozinhas no pacato bairro de Seul faz com que os moradores reflitam sobre como é necessário que haja o cuidado de um com o outro. Ter curiosidade sobre a vida do seu vizinho não é intromissão em todos os casos, as vezes é a abertura para um pedido de socorro e consequentemente, uma vida salva. Com The Killer's Shopping List aprendemos que as vezes a curiosidade não mata o gato, mas na verdade, ela salva o gato e o rato.





Se inscreva para não perder as novidades!

Obrigada por se inscrever!

ÚLTIMAS POSTAGENS

BUSCA DE POSTAGEM

*Se os gifs retirados do Tumblr não aparecerem corretamente, basta atualizar a página*

CATEGORIAS

TAGS

ARQUIVO DE POSTAGENS

bottom of page