top of page
  • neereis

2D1N: o meu conforto semanal

Em 30 de janeiro de 2021 eu dei play no primeiro episódio da 4ª temporada de 2 Days 1 Night (1 박 2 일) e esta foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado este ano.


É "fácil" amar alguém pelo papel que ele desempenha em seu trabalho como artista. Em se tratando de reality show e/ou programa de variedade, ainda que haja roteirização em determinados momentos, ali é a pessoa na sua essência; existindo. Amar alguém que faça este tipo de programa é amá-lo por quem ele é, pela sua natureza própria. E eu, quem comecei a ver este programa por causa de um homem, me vi completamente apaixonada por seis.


2D1N é um popular programa coreano de variedades, transmitido aos domingos pela KBS e disponível no Viki, com legendas em inglês, todas as segundas-feiras. Em sua 4ª temporada, no ar desde 08 de dezembro de 2019, os participantes são dois atores, Kim Seonho e Yeon Junghoon, dois rappers, Ravi e DinDin, e dois comediantes, Moon Seyoon e Kim Jongmin, quem também é um antigo membro das edições passadas. Estes seis homens viajam durante dois dias e uma noite por diferentes lugares da Coreia do Sul enquanto realizam missões e/ou participam de jogos a fim de ganharem recompensas que são, prioritariamente, uma refeição decente e dormir dentro de casa. Parece simples. E é. E o que torna este programa encantador, além do fato de conhecermos mais sobre a cultura, a história, a língua, as cidades, províncias, os pontos turísticos e a culinária coreana, é a relação que eles construíram desde o primeiro capítulo da 4ª temporada, algo que me cativou imediatamente: eles são uma família.


Vamos ficar juntos por muito tempo. Kim Seonho

A estranheza do primeiro encontro, quando os seis observaram-se enquanto grupo, pela primeira vez, medindo convergências e buscando identificação, foi dando lugar à proximidade genuína e aos laços forjados pela intimidade que só o tempo e o afeto permitem construir. É nítido o quanto eles se respeitam e se gostam, é palpável o conceito de família que eles construíram seja nas piadas internas, seja no carinho existente em todas as situações demonstradas. Fora do programa, a amizade é consolidada na forma gentil e amorosa em que uns falam dos outros, em que uns promovem os trabalhos e os projetos dos outros; nos mostrando que os membros distantes de 2019 são, hoje, irmãos.


Assistir a 2D1N durante este momento pandêmico foi uma boia no meu mar de solidão. Com eles, viajei para lugares belíssimos, anotei pratos para experimentar, ri até minha barriga doer e me emocionei bastante também. Ali, encontrei alegria, abraço, amigos. Com eles, me permiti me desligar das durezas do mundo e mergulhar na quase uma hora e vinte de satisfação plena. Sobre eles, falei na terapia, cansei os ouvidos de algumas amigas e me tornei fã um pouco mais a cada semana. Aqui em casa, o apelido do programa é "os trapalhões da Coreia", porque diversas vezes meus pais vieram até a sala saber o porquê eu ria tanto. E eu rio um pouco mais por ter certeza de que, por pior que a minha semana tenha sido, na segunda eu terei um episódio novo para me acolher. Eu terei o meu conforto semanal.


2D1N mudou minha vida de muitas maneiras. – Moon Seyoon

Em cada jogo e brincadeira, há uma tonelada de encanto e química. Em cada momento de descanso e translado, há uma tonelada de vulnerabilidade, de sinceridade; de conforto. As personalidades deles, tão diferentes, tão complementares, tornam o show divertido porque, convenhamos, eles são naturalmente hilários! Quem não gosta de ver homem passando vergonha e sendo naturalmente bobo e desajeitado? Quem não gosta de ver homem sendo vulnerável e abrindo o coração ao se abrir para receber amor dos que o cercam? Todos os momentos de implicância (DinDin, eu estou falando com você!) tornam esses seis homens em crianças novamente (eu consigo ouvir a voz do Seonho gritar jjajeungna!) e transformam o set da Bang Geulyi, nossa PD Smiley/Natasha no meu playground preferido!


Porque são pessoas reais, as qualidades e os defeitos apresentam-se em equivalência, evidenciando os seres humanos por trás das celebridades. Eu ainda me pego pensando na conversa entre o Ravi e o Junghoon, quando o rapper conversou abertamente com o integrante mais velho do elenco sobre seus episódios de síndrome do pânico e insônia, derivados da pressão que ele recebe e, consequentemente, coloca sobre si mesmo desde muito cedo e em como estar no programa o ajudou a descansar de verdade pela primeira vez em bastante tempo. Suspiro todas as vezes em que o Junghoon fala apaixonadamente sobre a esposa, a também atriz Han Gain, com quem ele tem 2 filhos e está casado há 16 anos. Me emociono ao lembrar da análise de desenhos, em particular o do Seonho, momento em que ele chora bastante porque alguém mais percebeu o peso que ele sente por achar que não se encaixa nos lugares que ocupa, por pensar que está sendo menos do que poderia, por acreditar que não está fazendo um bom trabalho. Sorrio ao trazer à mente o momento em que o Moon Seyoon conta que realizou o grande sonho de cantar uma música escrita especialmente para ele, porque o Ravi pôde proporcionar este momento, e derreto todas as vezes em que o DinDin encontra uma maneira de promover os dramas do Seonho ao chamá-lo pelo nome do personagem ou quando ele fala nos pais.


Já que passamos por dificuldades, nossa amizade vai durar muito. – Kim Jongmin

Por falar em Jongmin, dois momentos dele são muito marcantes, emocionalmente falando, para mim. Claro que a "profecia" de que o Seonho seria uma grande estrela num futuro bem próximo é algo recorrente aqui dentro, mas eu gostaria de destacar o quanto ele se permite ser vulnerável sobre assuntos que a grande mídia trata, prioritariamente, como femininos: o casamento.


Em todas as oportunidades que ele tem, divide conosco o desejo incessante de casar-se, ter filhos e constituir uma família, algo que já se tornou uma piada interna para ele e DinDin, quem vem correndo por fora nesse assunto, e que pode ser conferido neste vídeo aqui. Mas voltando à seriedade, pero no mucho porque rir é inevitável com esses seis, o momento em que eles releem as cartas que escreveram há um ano, bem no comecinho do programa, revela o tamanho da alma romântica do Jongmin porque os desejos dele, para todos os membros, envolviam casamento e filhos. Eu tô quase criando uma conta no Tinder para ele enquanto o Silvio Santos não volta com aquele programa Em Nome do Amor.


Parece que ganhei um irmão mais velho de verdade, de ter alguém com quem conversar sobre tudo. – Ravi, sobre Kim Seonho

Outra coisa legal do programa é que no canal da KBS no Youtube há clipes com os melhores momentos dos episódios, o que facilita, para mim, naqueles dias de céu cor cinza ou quando bate a saudade de se divertir com um momento específico; o que facilita, para quem não acompanha e quer ver apenas um momento em particular, encontrar o conteúdo certo e rir com hora determinada. Abaixo, trago alguns momentos dentre os 94 episódios que me fizeram rir bastante:


1 - O jogo de confiança, do episódio 26, parte II.

2 - A salada de frutas salgada, do episódio 19, parte III.

3 - A massagem "stress zero" do Seonho, no episódio 23.

4 - Os melhores dançarinos do mundo, do episódio 06.

5 - Geografia é complicada, do episódio 02.


Em um mundo onde as amizades, principalmente as masculinas, são condicionadas a serem distantes, sem emoção ou pintadas com um certo estranhamento, o relacionamento deste sexteto prova o contrário: o vínculo que eles construíram transcende os limites de uma amizade normal, adentra no campo familiar; no eterno. Acompanhar esse grupo me faz uma pessoa melhor porque me faz bem. Ainda que eles não saibam, eles mudam semanalmente as vidas de um bocado de gente e eu tenho o maior orgulho de dizer que sou uma dessas pessoas. Ao meu conforto semanal, muito obrigada, eu amo vocês!


Quem somos nós? 2 Dias e 1 Noite!


Se inscreva para não perder as novidades!

Obrigada por se inscrever!

ÚLTIMAS POSTAGENS

BUSCA DE POSTAGEM

*Se os gifs retirados do Tumblr não aparecerem corretamente, basta atualizar a página*

CATEGORIAS

TAGS

ARQUIVO DE POSTAGENS

bottom of page